#vertess #terceiraidade #cnhparaidosos #cnhnaterceiraidade #renovaçãocnh #renovaçãocnhterceiraidade #autoescola #uberaba #autoescoluberaba #cnh

Se tem um assunto que pouco se comenta na mídia é sobre a idade limite para dirigir – e até quando as carteiras de habilitação são emitidas na terceira idade. Nós assumimos a nossa falha em não falar tanto a respeito do assunto e, por isso, hoje vamos explorar a temática em nosso blog.
O assunto veio à tona no mês passado quando o conhecido ator Lima Duarte, com 92 anos de idade, atropelou uma mulher em uma moto enquanto rodava pelas ruas de São Paulo. É claro que o episódio em si chamou a atenção pelo acidente, mas o que gerou maior repercussão mesmo entre os internautas e leitores foi o fato de o ator, com mais de nove décadas de vida, continuar ativo na direção.
Diante disso, hoje o assunto aqui do blog será sobre CNH para idosos – até que idade as pessoas podem dirigir e como funciona a renovação do documento na terceira idade? Veja abaixo.
Limite de idade para direção
O primeiro ponto que vale atenção sobre o assunto é que o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) não determina uma idade limite para ter o direito de dirigir há quase três décadas. Isso significa que ele já existiu, mas foi extinto em 1997.
Desde então, pessoas na terceira idade não só podem dirigir como também têm direitos a vagas exclusivas e preferenciais em estacionamentos de shoppings, parques, estabelecimentos e lojas em geral, assim como nas ruas de todo o Brasil. A determinação é válida desde 2003, pela lei de número 10.741.
No entanto, há regras diferenciadas para a renovação da habilitação de quem tem idade superior a 50 anos. A partir dos 50 e até os 69 anos, a renovação da CNH deve ocorrer a cada cinco anos. Depois dos 70, o intervalo diminui – passando a ser de três em três anos.
Nos exames padrões solicitados para a renovação da CNH, o condutor que apresentar algum tipo de condição de saúde que possa colocar em risco a sua performance no volante pode ter esse prazo ainda mais reduzido para a renovação.
Com isso, será necessário renovar a sua habilitação em uma frequência menor do que 3 anos, em um prazo que pode variar por ser totalmente personalizado a cada caso. Dessa forma, fica claro que, se o indivíduo for considerado apto física e mentalmente para dirigir, sua CNH sempre é renovada.
Cuidado extra com funções ligadas à audição e visão
Com o passar da idade, não é raro que esses dois sentidos fiquem mais sensíveis e prejudicados. Por isso, é normal que, durante as renovações, os profissionais de saúde deem maior atenção para essas funções cognitivas.
Sendo assim, vale, por fim, destacar que pessoas que apresentam quadro de saúde perigoso ou doenças que afetam consideravelmente a visão e audição estão sujeitas a ter a renovação da CNH negada, independentemente da idade.
E você já conhecia essas particularidades sobre a CNH para a terceira idade? Se ainda não, aproveite para compartilhar esse post de utilidade pública com a sua rede.
Comments