
Nós sabemos (mais do que ninguém, podem acreditar!) como a conquista da primeira habilitação representa um importantíssimo passo na vida de todas as pessoas.
Independentemente se for para assumir a direção da moto ou o volante do carro; para trabalhar ou na vida pessoal, a verdade é uma só: tê-la em mãos é um sinônimo e tanto de independência e liberdade.
Mas, afinal, o que você precisa saber antes de finalmente tirar o sonho da primeira habilitação do papel? No post do blog de hoje, entenda como funciona o processo da primeira CNH, quais documentos são exigidos, quais taxas são cobradas e quais desafios você enfrentará nas aulas teóricas e práticas.
Pode ficar tranquilo (a) que não é nem um bicho de sete cabeças. Vamos juntos e juntas conferir?
Entendendo um pouco sobre o processo
Antes de tudo, é importante que o aluno entenda que o processo de formação de condutores é determinado pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Por isso, a documentação, as taxas e outras normas seguem um padrão a nível nacional.
A seguir, fique por dentro das principais delas.
Quais taxas são cobradas?
Para tirar a primeira CNH, você deve estar ciente de que existem algumas taxas a serem pagas ao longo do processo, envolvendo as provas teóricas e práticas, os serviços da autoescola e a emissão dos documentos no Detran de seu estado.
Os valores variam de autoescola para autoescola, mas você sabe que só a Vertess conta com o melhor custo VS benefício de Uberaba.
Quais documentos são exigidos?
Os documentos exigidos para a sua primeira CNH são:
CPF (original e cópia);
Documento de identidade ou certidão de nascimento;
Comprovante de residência.
Processo na autoescola
Cumpridos os requisitos mínimos e escolhida a autoescola, o processo se inicia com o exame médico e psicotécnico. Após a aprovação neles, começam de fato as aulas teóricas e práticas.
Aulas teóricas
O aluno pode escolher o turno e o horário das aulas teóricas, que geralmente duram duas semanas. Entre os temas abordados destacam-se: legislação de trânsito, sinalização, direção defensiva, infrações, primeiros socorros, cidadania, mecânica básica e meio ambiente.
Após finalizadas as aulas, o aluno deve agendar o seu exame teórico no Detran. Se obter pelo menos 70% de acertos, ele pode passar para a próxima etapa: as aulas práticas.
Aulas práticas
As aulas práticas representam um dos momentos mais esperados para os futuros condutores: quando eles aprenderão a pilotar a moto e/ou dirigir e manobrar o carro. Após finalizadas, é hora de fazer a prova prática no Detran, que conta com três fases: balizamento, estacionamento e trânsito em via pública.
Foi aprovado (a)? Então pode comemorar: agora é só esperar a CNH chegar no seu endereço!
Para tirar outras dúvidas sobre o processo de habilitação ou se inscrever para fazer as suas aulas com a autoescola que é referência em qualidade de ensino e treinamento veicular em todo o estado de Minas Gerais, é só entrar em contato com a gente!
Comments