
As faixas de trânsito, encontradas em estradas e rodovias, possuem uma função importantíssima de sinalização das vias. Mas elas também exercem o papel de indicar a conduta adequada para a ultrapassagem, motivo pelo qual conhecer o significado de cada uma delas tem relação direta com a segurança de todos os envolvidos no trânsito.
A seguir no blog de hoje, conheça o que indica cada uma das faixas de trânsito.
Faixas de trânsito: quais são as principais e o que elas indicam?
As faixas de trânsito, como já relatamos acima, são usadas para sinalizar as vias e indicar ao motorista quando é permitido (ou não) ultrapassar. Elas podem ser brancas ou amarelas, contínuas (uma linha “infinita”) ou pontilhadas, ou seja, com um traço seguido de outro.
A seguir, vamos listar quais são as principais delas e suas funções. Lembrando que essas regras são válidas em todo o território nacional, ou seja, funcionam da mesma maneira em todo o Brasil.
Faixa de trânsito seccionada ou tracejada
Na faixa de trânsito seccionada, ou seja, pontilhada, é permitida a ultrapassagem do condutor.
Se essa faixa for branca, ela também indica que está separando trechos do mesmo sentido. Se essa faixa for amarela, as vias são de sentido oposto e é possível ultrapassar em qualquer lado da pista. Por isso, no caso dessa última faixa de trânsito, a atenção dos motoristas deve ser redobrada.
Faixa de trânsito contínua amarela
Quando a faixa amarela está contínua, ou seja, sem os traços, significa que naquele momento é proibido qualquer tipo de ultrapassagem. A faixa contínua dessa cor também serve para separar vias de sentidos opostos.
Faixa de trânsito branca contínua
Essa faixa, por sua vez, é usada para separar vias do mesmo sentido. Por se tratar de uma faixa contínua, assim como a anterior, é proibido qualquer tipo de ultrapassagem em trechos que a contenham.
Faixa de linha dupla contínua/tracejada
Existe ainda a faixa amarela (que separa vias de direção opostas) dupla, em que em um lado ela fica contínua e do outro, tracejada. Em suma, ela indica que é permitida a ultrapassagem do lado da pista tracejada enquanto fica totalmente proibida no lado que a faixa está contínua.
—-
E aí, conseguiu aprender tudo sobre as faixas de trânsito, amarelas e brancas, contínuas e tracejadas? Se ainda restou alguma dúvida sobre o assunto, elimine-a de vez pelos comentários ou entre em contato com a equipe Vertess!