Imprudência, Negligência e Imperícia. Você sabe a diferença?
- Vertess
- 9 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Dentro da Legislação de Trânsito muito se ouve falar sobre estas três palavras: Imprudência, Imperícia e Negligência. Mas, você sabe o que elas significam?

- A Imprudência é quando o condutor dirige perigosamente sem pensar nas consequências e, normalmente, acaba infringindo as Leis de Trânsito. Quando um condutor não pensa que aquilo pode expor outros motoristas e machucá-los de forma grave e perigosa, ele está sendo imprudente com a sociedade e pode acarretar muitos problemas. Além disso, uma pessoa também se torna imprudente quando existem situações adversas no trânsito e o motorista não se adequa aquele momento, como dirigir rápido na chuva por exemplo;
- A Negligência ocorre quando o motorista do veículo faz sua condução sem dar a devida atenção e precaução para o que está fazendo. Como, por exemplo, temos a falta de conservação do veículo, dirigir sabendo que não tem condições, etc;
- A imperícia é a falta de conhecimento técnico do motorista por falta de capacitação para realizar aquela manobra, sendo por inexperiência ou por falta de conhecimento. Como acontece às vezes com condutores que tiraram sua habilitação, mas já estão a muito tempo sem dirigir, ou quando ainda não se tem a experiência de passar pelo trânsito pesado de um feriado ou de um dia comum às 18h.
Essas três palavras são responsáveis por grande parte dos acidentes e problemas no trânsito, por isso, sempre que possível, dirija na direção defensiva, deixe o seu carro sempre bem cuidado com as revisões em dia e busque o máximo de experiência e conhecimento possível para não passar por grandes perrengues.
No que você precisar, a Vertess está ao seu lado para tirar a sua habilitação e ser um excelente motorista!