![](https://static.wixstatic.com/media/dfe942_ae5bbdb63e3f4c7b97d7b7cf0cd95860~mv2.png/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/dfe942_ae5bbdb63e3f4c7b97d7b7cf0cd95860~mv2.png)
O fluxo em cidades grandes é diferente do que em municípios mais enxutos, com quantidade reduzida de habilidades. Para quem acabou de tirar ou está planejando tirar habilitação da categoria A, de moto, é importante tomar uma série de cuidados para manter a segurança em um fluxo elevado de carros, motos e demais veículos transitando sem parar.
Só para se ter uma noção de como esse cuidado é fundamental, dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo indicam que, em 2019, motos estavam envolvidas em 80% das internações decorrentes de acidentes de trânsito. E estamos falando do estado mais populoso do Brasil. Consegue imaginar a gravidade dessa proporção?
Pois é. Pensando na importância do assunto, no post de hoje, trouxemos dicas para os motociclistas, experientes ou não, que dirigem em grandes centros urbanos, como em capitais do Brasil. Confira abaixo!
1. Use sempre o capacete
Usar capacete não é só uma dica de segurança, certo? Também é uma obrigatoriedade prevista em lei. O uso de capacete protege o crânio, maxilar e rosto no caso de quedas. Por isso, ele é capaz de prevenir até 67% as chances de desenvolver traumatismos cranianos, além de 29% o risco de lesões fatais.
2. Mantenha-se sempre visível
O motociclista está sempre em uma posição mais vulnerável do que demais agentes de trânsito. Por isso, é tão importante que ele seja visto. Dicas nesse sentido podem envolver usar roupas claras ou chamativas, além de manter os faróis ligados tanto durante o dia quanto à noite e evitar estar no ponto cego dos carros.
3. Respeito à sinalização
Você sabia que mais da metade dos acidentes de trânsito são causados por negligência ou imprudência de nós mesmos, seres humanos? Pois é. Pensando nisso, estar atento à sinalização, farol vermelho, placas de pare, além de respeitar as regras de ultrapassagens e preferências pode ser o que vai evitar que você se torne uma vítima.
4. Cuidado ao frear
Frear bruscamente pode assustar os carros. Então, evite estar em alta velocidade, especialmente em lugares perigosos, sujeitos a tráfego intenso ou à necessidade de parar subitamente.
5. Conheça a sua moto
Cada veículo tem as suas particularidades: algumas motos são mais leves, outras mais pesadas, algumas atingem maior velocidade em pouco tempo, além de mudanças no uso do freio e embreagem de cada modelo. Então, assim que tirar a carteira ou começar a andar de moto, estude bem o equipamento que você tem em mãos.
6. Faça sempre manobras em segurança
A ultrapassagem, mesmo para motociclistas, deve ser sempre realizada pelo lado esquerdo. Antes de realizá-la, visualize bem todos os veículos que estão na frente e respeite a sinalização. Também diminua a velocidade e distância toda vez que for realizar uma ultrapassagem ou manobra, além de se certificar de que, com certeza, a ação foi previamente entendida pelo motorista da frente.
7. Faça revisão periódica em sua moto
Por último, mas não menos importante, lembre-se de manter a manutenção da sua moto em dia. Isso inclui conferir a calibragem dos pneus, verificação do sistema elétrico, saúde dos freios, saber se a corrente está adequada (e não frouxa ou apertada demais), manter o veículo sempre abastecido e assim por diante.
Periodicamente, recomenda-se também realizar uma revisão na concessionária ou em uma oficina de motos de sua confiança.
—-
E aí, pronto(a) para pilotar em grandes cidades com muito mais segurança?
Conte com a Vertess nesse processo e aproveite para mandar esse post para aquele seu conhecido que acabou de tirar a CNH do tipo A!
Commentaires