Se você acabou de receber a sua Permissão Para Dirigir Veículos Automotores (PPD) ou está prestes a se tornar um novo condutor habilitado, então precisa estar ciente dos cuidados que precisa seguir. A PPD é totalmente válida como documento oficial, embora tenha algumas diferenças entre ela e a CNH definitiva.
A CNH provisória habilita condutores recém-formados para dirigirem em qualquer via, desde que não cometam infrações graves, gravíssimas ou tomem mais de uma multa média. Este documento tem validade de um ano, sendo que este período funciona como uma espécie de avaliação da conduta dos novos motoristas.

O que pode acontecer se eu cometer infrações com a Permissão Para Dirigir (PPD)
A troca da carteira provisória para a definitiva ocorre após 12 meses. No entanto, isso só acontece quando o motorista passou esse tempo todo sem multas gravíssimas, graves e reincidências de multa média.
Caso o condutor venha a cometer alguma dessas infrações citadas, tanto o seu direito a emitir a CNH definitiva como a PPD são automaticamente suspensos. Uma vez que isso acontece, é necessário realizar todo o processo -- incluindo as aulas práticas e teóricas de direção, exames médicos, psicológicos e o pagamento do Duda, além da prova no Detran.
Quais os cuidados com a Carteira de Habilitação Provisória (PPD)
Neste ponto já entendemos que, embora a Permissão Para Dirigir seja válida em todo o território nacional e sem restrições de uso, ainda existem algumas diferenças. Começando pelo fato de que você não poderá cometer nenhuma infração grave ou gravíssima, ou mesmo ser reincidente em infrações médias.
Pensando nisso, a Vertess preparou 5 dicas para quem acabou de receber a Permissão Para Dirigir:
1. Vá para locais conhecidos
Antes de querer sair fazendo viagens por aí, é aconselhável que você comece dirigindo por lugares que você já conhece e saiba quais são as regras. Dessa forma, você vai aprendendo sobre os limites e velocidades das principais vias, além de desenvolver autoconfiança na direção.
2. Esteja atento
Observe bem as placas e as sinalizações, não é a toa que você aprende sobre elas nas aulas teóricas. Por exemplo: de modo geral, algumas vias oferecem redução, seja por estar próximo de escolas ou qualquer outra razão. Respeitar a sinalização garante um trânsito seguro e uma boa conduta enquanto motorista.
3. Sempre utilize o cinto de segurança
Isso serve tanto para você, como para os passageiros. Este simples procedimento pode ser a diferença entre a vida e a morte em caso de acidente, já que evita que as pessoas sejam arremessadas para fora do veículo. Ah, e também evita multas, é claro!
4. De olho nos prazos e não dirija sem estar em dia
A PPD é válida por 12 meses após a sua emissão. Passado este período, você tem 30 dias para emitir a sua habilitação definitiva sem levar multas. Já o documento definitivo, a validade é de cinco anos para pessoas que tenham até 65 anos. Após essa idade, a troca é feita de 3 em 3 anos.
5. Não utilize o celular ao dirigir
É impossível prestar atenção no trânsito e mexer no celular ao mesmo tempo. Além de ser uma infração gravíssima, mexer no celular enquanto está na direção pode causar acidentes graves. Com certeza os aplicativos e as mensagens podem esperar até que você esteja parado, não é mesmo!?
Gostou das dicas de hoje sobre os cuidados com a PDD? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!
Comentarios