#vertess #blogvertess #períododechuvas #chuvas #cuidadoschuvas #autoescola #uberaba #autoescoluberaba #cnh

Os meses chuvosos do ano, em várias regiões do Brasil, podem representar dificuldades para os motoristas nas estradas. E, além das chuvas, as condições delicadas ainda são agravadas pelo movimento. Isso porque a época geralmente é também marcada pelos períodos de férias, que naturalmente aumentam a quantidade de veículos nas rodovias.
Se você pega muito a estrada na cidade, se é adepto às viagens de final de semana ou se enfrenta períodos chuvosos no dia a dia, esse post do blog foi feito para você. A seguir, confira cuidados que você deve ter com o seu veículo em períodos de chuva.
1. Lanternas? Check!
Não é novidade para ninguém que os dias de chuva naturalmente acabam sendo mais escuros. Por isso, estar com os faróis acesos é indispensável. Antes do início do período mais chuvoso, a dica é fazer uma revisão nas lanternas. Além da segurança, andar com os faróis queimados ainda pode resultar em multa com 4 pontos na carteira.
2. Limpadores em bom estado
Além das lanternas, também é fundamental estar com os limpadores em bom estado para garantir boa visibilidade na pista.
Para saber como está o seu limpador, é só ficar atento ao som emitido pela peça quando ele passa no para-brisa. Além disso, atente-se aos riscos de borracha que ficam no vidro. Se um ou ambos os indícios estiverem presentes, é hora de trocar o limpador. Ah, e não se esqueça de fazer a mesma verificação no limpador traseiro!
3. Freios
O sistema de freios é um dos responsáveis por parar o carro no caso de emergência, motivo pelo qual é indispensável que esteja em boa condição. Periodicamente, verifique a saúde dos seus componentes, como cilindros, discos e principalmente o fluído do freio.
Atente-se também aos sinais: na demora para frear ou a qualquer ruído, há indícios de que o freio precisa de manutenção.
4. Pneus
Você já deve ter ouvido falar por aí sobre a aquaplanagem, efeito que ocorre quando há acúmulo de líquido entre os pneus e o asfalto. Ele é temido pelos motoristas com razão, pois pode acabar resultando na perda do controle da direção do veículo.
Para evitá-lo, observe sempre como está a saúde dos pneus. Possíveis ranhuras na borracha podem entregar a condição do mesmo.
Ah, e se o veículo aquaplanar, a regra é: parar de acelerar, não frear e manter a direção reta.
5. Sistema do ar
O sistema de ventilação também exerce uma importante função quando o vidro embaça. Por isso, o sistema de ventilação e entradas de ar também precisam de manutenção, mesmo quando o carro não possui ar-condicionado.
6. Extras
Por fim, dois conselhos extras.
O primeiro deles é ter mais atenção ao dirigir quando estiver chovendo, reduzindo a velocidade, aumentando a distância entre o seu veículo com o da frente, tendo atenção redobrada nas ultrapassagens e atentando-se a qualquer problema que possa diminuir a sua visibilidade.
E o segundo é ter mais cautela ao estacionar tanto na hora de fazer a manobra quanto na escolha do local para deixar o seu veículo. Na rua, o mais indicado é evitar estacionar perto de árvores, assim como preferir áreas cobertas.
E você já conhecia essas dicas para cuidar melhor do seu carro e, principalmente, da sua segurança em períodos de chuva? Se ainda não, aproveite para compartilhar agora mesmo esse post na sua rede.
Comments