#vertess #trocadeóleo #trocaróleo #manutençãoveículo #manutençãocarro #segurançanotrânsito #autoescola #uberaba #autoescoluberaba #cnh #dicas

Colocar água, abastecer, calibrar os pneus são algumas ações de manutenção básica e que fazem parte do dia a dia do condutor. Mas, com a correria da rotina somada ao “modo automático” que assumimos com essas funções, não é raro que um dos mais relevantes fatores para o bom funcionamento do veículo passe despercebido: a troca do óleo do motor.
O óleo é um componente essencial para que o motor desempenhe corretamente as suas funções. Isso porque ele é responsável pela limpeza interna das superfícies do motor, melhorando a sua capacidade; além de ter ação lubrificante, atuando diretamente na transmissão de força de combustão para as rodas.
E tem mais: se a troca de óleo não for feita no local e no momento certo, o condutor pode ser deixado na mão com problemas sérios no motor, impossibilitando o carro de sair do lugar.
Para entender mais sobre a importância da troca de óleo e onde confiar para realizar o procedimento, fique com a gente ao longo deste artigo.
Importância da troca do óleo do motor
Como já falamos acima, o óleo do motor é fundamental para maior longevidade e desempenho do veículo. A seguir, veja bons motivos para não negligenciá-lo na manutenção regular.
1. Remoção de impurezas
O óleo desempenha o papel fundamental de remover partículas indesejadas e resíduos do motor. Com o tempo, essas impurezas podem se acumular e formar depósitos que prejudicam o desempenho do motor.
2. Resfriamento
O óleo ajuda a dissipar o calor gerado pelo motor em funcionamento. Com o tempo, esse componente pode se deteriorar e perder sua capacidade de resfriamento, o que pode levar ao superaquecimento e danos ao motor.
3. Maior eficiência
Um óleo limpo e fresco ajuda o motor a operar de maneira eficiente, resultando em melhor economia de combustível e emissões mais baixas.
4. Lubrificação adequada
O óleo atua como um lubrificante, reduzindo o atrito entre as partes móveis do motor. Isso evita o desgaste prematuro e excessivo das peças, prolongando a vida útil do motor.
5. Prevenção de danos
A falta de troca de óleo regular também pode levar a problemas como desgaste excessivo, formação de borra, corrosão e até mesmo avarias graves do motor.
6. Preservação da garantia
Por fim, mas não menos importante, muitos fabricantes de veículos exigem a troca regular de óleo como parte das condições de garantia. Ignorar essa manutenção pode anular a garantia do veículo.
Quando e onde fazer a troca de óleo do seu veículo?
O prazo para a troca de óleo geralmente se encontra na parte interna do para-brisa, em um adesivo que sinaliza a última vez que o procedimento foi realizado e a data para o próximo.
A maioria dos veículos conta com prazos de 5 ou 10 mil km, a depender do fabricante, e respeitá-lo é fundamental por todos os motivos que já ressaltamos acima.
Já em relação aos locais, a indicação é sempre pela oficina mecânica de sua confiança. Se você ainda não tiver uma, isso é algo que vale uma boa pesquisa por meio da indicação de amigos – e até do próprio Google.
Agora que você já está ligado(a) em quando, onde e porquê fazer a manutenção corretamente, já sabe o que tem que fazer! Comece verificando no adesivo do para-brisa qual a data para a próxima manutenção e já agende a sua.
Caso restem dúvidas sobre o assunto, não hesite também em contar com o apoio da Vertess.
Comments