Você sabe como funciona o teste Psicotécnico do Detran?
- vertess
- 14 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
#vertess #habilitação #testepsicotécnico #psicotécnico #examepsicotécnico #autoescola #uberaba #autoescoluberaba #cnh

O teste Psicotécnico do Detran é utilizado para avaliar o comportamento e a personalidade dos candidatos a condutores que exercem (ou não) atividades remuneradas na direção. Em um contexto geral, ele é aplicado uma vez que os motoristas estão sujeitos às mais diversas situações de trânsito no dia a dia.
Além de ser obrigatório pelo Detran de todos os Estados, o teste é interessante porque revela quais habilidades são mais ou menos desenvolvidas no perfil de cada futuro condutor. São elas: capacidade de tomar decisões, raciocínio lógico, forma como o indivíduo tende a processar as informações recebidas em diferentes contextos, capacidade de se concentrar, memória e outros aspectos de origem comportamental.
Ele foi criado em um contexto que entende que situações como acidentes e imprevistos de trânsito são naturalmente estressantes, além de totalmente inesperados. Por isso, o teste é aplicado para se ter uma noção de como o motorista agiria na ocorrência de algumas delas, avaliando suas capacidades emocionais e mentais.
Por ser uma avaliação Psicológica, esse teste deve ser sempre aplicado por um profissional da área. Além disso, o teste Psicotécnico também deve ser aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia.
Como funciona o teste Psicotécnico do Detran?
É comum que esses testes trabalhem a união entre recursos textuais e visuais, como é o caso de figuras geométricas, por exemplo, para ajudar a revelar sequências e padrões lógicos de pensamentos. Além disso, também são comuns testes em que estímulos visual e sonoro são usados de maneira simultânea.
Outros testes podem ser focados em questões que trabalhem a noção de espaço do indivíduo, sua coordenação motora, capacidade de foco, habilidade de observação, ideia de proporções e mais.
Ainda que a gente naturalmente associe o teste Psicotécnico aos candidatos a condutores de trânsito, a verdade é que é comum que ele seja realizado para outros fins, como para análise do perfil de candidatos em funções específicas de trabalho, por exemplo.
De acordo com o artigo 9 da Resolução 425/12 do CONTRAN, o teste pode ter três tipos de resultado: apto, inapto ou temporariamente inapto.
No caso do temporariamente inapto, isso significa que determinado(s) comportamento(s) do indivíduo não condizem com o esperado para uma condução segura de veículos, necessitando de adequações. Neste caso, a pessoa pode refazer o teste dentro do período determinado pelo avaliador.
Por que tantas pessoas reprovam no teste?
Sabe-se que um número elevado de pessoas acabam reprovando no exame, o que não necessariamente representa falta de aptidão para dirigir. O que geralmente está associado à reprovação é o nervosismo e a ansiedade, sentimentos naturalmente carregados pelo candidato.
Sendo assim, nossa dica final é: tente ficar o mais tranquilo(a) possível antes de realizar o exame, durma, coma bem e relaxe. Você vai passar e ainda pode contar com toda a nossa assistência para isso! ;)
Comments